(51)3658 5065 (51) 98420-6102 Vendas

Armadas e perigosas – As mulheres no universo de paintball e airsoft

Escrito Por: Tiago Santos Publicado em: Blog Eagle Patches Data de Criação: 12/09/2019 Acessos: 1379 Comentários: 0

Podemos explicar o porquê as mulheres devem experimentar um jogo de paintball ou airsoft começando pelo final, e simplesmente dizendo que as mulheres devem experimentar estes esportes porque elas podem, mas realmente a prática destes esportes traz muitos benefícios.

Mulheres e armas – certamente uma união bastante explorada na imaginação de cineastas e roteiristas que tornam essa combinação explosiva em diversos filmes e séries.

Agora a vida real as vezes não é tão excitante e cheia de aventuras. Normalmente o caminho natural da maioria das pessoas é de estudar, conseguir um trabalho, ter uma família e cuidar da família.

Contudo, é altamente recomendável que as pessoas desenvolvam um hobby, uma forma de expressão não cotidiana que lhes gere alguma satisfação – tanto para homens como para mulheres, e provavelmente vamos quebrar alguns mitos neste artigo.

Não precisa existir necessariamente uma distinção entre atividades de homens e de mulheres – já rompemos a barreira da sexualidade há muito tempo.

Então está tudo bem dizermos que homens podem fazer crochê, cozinhar e fazer poesias – e é igualmente certo que mulheres podem participar de motoclubes, jogar truco e participar de competições de tiro. Não deve haver distinção.

Partindo deste princípio vamos falar um pouco das mulheres que ousam, pois o público feminino vem se mostrando crescente nas atividades das categorias de paintball e airsoft, duas modalidades de esportes baseadas em armas de tiro.

Ao contrário do pensamento comum, estes esportes de forma alguma incentivam a violência, e o público feminino é muito bem-vindo a participar ativamente de competições e eventos, e até mesmo criar seus próprios eventos de prática destes esportes.

 

O que são estas modalidades de paintball e airsoft? Quais as diferenças?

Os esportes de prática com armas não costumam ser incentivados no Brasil por questões ideológicas. Há quem pense que são esportes que incitam a violência, mas a realidade é bem diferente.

O Paintball é um esporte bastante recreativo que não exige muito conhecimento prévio para que o participante possa se divertir bastante com seus amigos.

Consiste em uma competição em campo aberto ou em espaço fechado, normalmente com alguns obstáculos e espaços para esconderijos, onde os participantes atiram com armas de pressão carregadas com bolinhas de tinta, e quando um participante é atingido ele acaba marcado pela tinta.

A pressão dos tiros da arma de paintball não são muito fortes de longe, mas os tiros mais próximos podem deixar marcas similares as de uma batida na pele, e por isso não são recomendados.

 

Já o airsoft é uma competição parecida, mas onde existem algumas categorias que são mais focadas em tiro ao alvo e outras categorias nos combates simulados.

Diferentemente do paintball, o airsoft são armas de pressão que atiram bolinhas plásticas que não fazem marcações nos oponentes, e por isso existe uma conduta de honra dentre os jogadores de avisar aos demais quando é atingido, e se retirar do jogo.

O Airsoft é um jogo onde a conduta de honra e ética dos jogadores são peça chave para o bom andamento da partida, e normalmente o foco é mais realista, já que as armas de airsoft são réplicas muito fieis aos armamentos reais, apenas diferenciados no Brasil por uma coloração vermelha ou laranja nas pontas, exigida por legislação.

Ambas modalidades são extremamente divertidas, mas como o paintball é mais difundido no Brasil, acaba sendo mais fácil acessar lugares para sua prática, já com a possibilidade de aluguel do equipamento, já no caso do airsoft normalmente os equipamentos pertencem ao jogador, no entanto já vemos alguns poucos campos que oferecem o aluguel de airsofts.

 

Por que experimentar?

Podemos explicar o porque as mulheres devem experimentar um jogo de paintball ou airsoft começando pelo final, e simplesmente dizendo que as mulheres devem experimentar estes esportes porque elas podem, mas realmente a prática destes esportes traz muitos benefícios.

Podemos facilmente começar pelos benefícios à saúde por ser um esporte de intensidade elevada com a movimentação exigida, e para aquelas que querem aproveitar para queimar umas calorias, uma hora de prática destes esportes pode levar a uma queima calórica de 700 à 1.000 calorias.

A prática de paintball ou airsoft também influência a liberação de endorfina, uma substância conectada ao prazer, inspirado pela intensidade de movimentos e atingimento de objetivos do jogo.

São benefícios acumulativos, assim como em toda prática esportiva, mas especialmente nestas práticas que não envolvem tantos ensaios ou coreografias, a movimentação natural do corpo acaba agindo como um benefício extra para a saúde, por não comprometer demais grupos de musculatura isolados, e sim trabalhar todo o sistema do corpo.

A liberação de endorfina proveniente do jogo também serve como uma válvula de escape para o estresse, ajudando as mulheres a desenvolver a satisfação pela prática deste e de outros esportes.

Os benefícios da dinâmica de movimentação destes esportes também trazem benefícios ao sistema respiratório e cardíaco, favorecendo a circulação de sangue e oxigênio no corpo.

Como efeito posterior à pratica de uma destas duas atividades, o corpo tem uma sensação de relaxamento físico, e esta sensação de cansaço favorece o sono e o humor.

Além de benefícios físicos, também existem os benefícios sociológicos, pois em uma atividade em grupo você aprende a trabalhar em equipe, coordenar movimentos com outras pessoas, aprende a se comunicar melhor, agir sobre pressão e desenvolver pensamento estratégico.

Até mesmo como exercício de auto aprovação, se colocar em uma situação de combate requer a ativação de áreas do nosso cérebro conectados a tomada de decisão ágil, o que influencia positivamente na nossa capacidade de decisão durante outras situações de pressão e estresse.

 

Mulheres inspiradoras e fatais na tela

Se você ainda não se sente inspirada em experimentar uma destas práticas, vamos lhe dar alguns exemplos de inspiração nas telonas.

- Scarlett Johansson - Com papéis intensos de uma mulher forte nos filmes “Match Point”, “A vigilante do amanhã” e a Viúva Negra nas franquias da Marvel, como “Capitão América” e “Vingadores”, Scarlett Johansson certamente é uma mulher fatal, que não está muito disposta a perder oportunidades de acertar as contas – tanto armada como desarmada, é uma mulher fatal.

 

 

 

- Angelina Jolie – Provavelmente uma das mulheres com mais atuações de ação em seu currículo, Angelina Jolie certamente é uma mulher que inspira ação e não poupa munição. Com os Filmes “Sr. e Sra. Smith”, “Salt” e “O procurado”, Angelina se consolidou como uma das atrizes mais bem pagas – e uma das mais fatais do cinema.

 

 

 

- Jennifer Lawrence – Apesar de muitas participações em filmes mais tranquilos, a atriz Jennifer Lawrence sabe se posicionar quando o assunto é botar para quebrar. Ganhou muita evidência nos filmes da franquia “Jogos Vorazes” e consolidou ainda mais seu papel de mulher fatal com seu novo filme “Operação Red Sparrow”.

 

 

 

- Charlize Théron – Com as atuações recentes de “Mad max: Estrada da Fúria” e “Atômica”, a atriz sul-africana Charlize Théron se consolidou como uma atriz de ação que não deixa de comprar uma briga.

 

 

 

 

- Milla Jovovich – Como a atriz que encarna a musa dos games na franquia “Resident Evil”, Milla Jovovich é outro exemplo de mulher que não deixa barato se precisar empunhar uma arma para resolver uma situação.

A inspiração pode vir das telas ou de onde seja, o que é importante é que as mulheres sintam vontade de participar de atividades diferentes, que inclusive possam gostar e se tornar praticantes ativas – e se vemos tantas mulheres fatais no cinema, porque não se inspirar nelas?

 

 

 

Considerações finais

O que são jogos ou esportes de mulheres ou de homens?

Já vimos tantos exemplos de superação para ambos os lados. Mulheres dominando espaços notadamente masculinos, enquanto homens cada vez mais se aventurando em universos femininos.

Mais importante que discussões sobre gêneros, o paintball e o airsoft são esportes que foram criados para serem divertidos, empolgantes e colaborativos, então a presença feminina é muito bem-vinda em qualquer uma das modalidades.

Esperamos que a evolução da participação feminina nestes esportes seja cada vez maior, e que ao invés de julgamentos, cada vez mais as mulheres possam ter o apoio dos maridos e namorados, especialmente por elas terem a ousadia de mulheres que eles tanto admiram nas telas.

O que está esperando? Chame as suas amigas e marque uma partida! E os maridos... Leve junto! Estes são esportes para a família toda.

Se você já teve alguma experiência em algum destes esportes, comente abaixo. Compartilhe conosco a sua opinião.

Deixe um comentário

Captcha