História e simbolismo dos Patches de moral no Airsoft e Paintball

Escrito Por: Tiago Santos Publicado em: Blog Eagle Patches Data de Criação: 09/09/2019 Acessos: 1380 Comentários: 0

Militares do mundo todo estão sempre buscando elevar a moral da tropa e construir o espirito de corpo (esprit de corps), embora existam várias maneiras de atingir este objetivo, os patches (Morale Patches, Brevets ou Distintivos) tem sido uma excelente ferramenta nessa missão.

Patches de moral, sejam bordados ou emborrachados, são semelhantes aos utilizados e permitidos pelos regulamentos militares, no entanto, não são oficialmente reconhecidos.

Esses patches são tipicamente irreverentes e bem-humorados tem o objetivo de apoiar uma visão diferente de uma unidade, trabalho, ou zombar de outros aspectos do militar.

Observa-se que a atual safra de patches, frequentemente tem como inspiração patches mais antigos, que lembram símbolos de unidades, cursos ou missões, mas também observamos que muitos são inspirados em jogos, filmes e memes da internet.

 

As aeronaves norte americanas e os patches

Na Segunda Guerra Mundial a arte aplicada no nariz das aeronaves norte americanas foram uma maneira popular de personalização adicionando um pouco de descontração aos tripulantes.

Estas pinturas deram a aeronave uma vida própria, um rosto para o avião. Na maioria das vezes era retratada uma figura feminina, assim, os militares confiavam a sua segurança a aquela aeronave (teria alguma relação com a proteção materna?).

 

O uso dos fechos de contato marca Velcro®

Mais tarde, próximo aos anos 60, com os fechos de contato marca Velcro®, foi possível que pilotos abatidos em combate removessem rapidamente seus distintivos de unidade e graduação para confundir o inimigo e não comprometer as missões.

A partir daí ficou mais fácil de usar seletivamente os Patches isso ofereceu ao usuário uma maneira rápida de adicionar ou remover um pequeno, porém significativo pedaço de orgulho pessoal.

Enquanto as tropas no ar parecem ter adotado muito bem essa ideia, a tropa terrestre encontrou nos patches uma boa forma de se expressar.

Há também evidências de patches costurados mão no final dos anos 1960 para grupos de operações especiais que não tinham comandos formais.

 

Capacetes e suas mensagens

A partir da Segunda Guerra Mundial e Guerra do Vietnã, capacetes eram um lugar do uniforme usado para incluir um pouco de personalidade, criatividade, mensagens e marcas pessoais, A imagens iam desde símbolos de paz e crânios até munições, carteira de cigarro e cartas, tudo isso desenhado diretamente no capacete ou presos nas bandas/tirantes.

 

Orgulho Veterano

Patches são muito usados e respeitados na comunidade de veteranos militares; Seja por aposentadoria mudança de profissão ou simplesmente por término de tempo de serviço temporário, os patches permanecem em bonés e vestuário dos veteranos, como uma marca de orgulho, apontando trabalhos especiais, datas de serviço, missões participadas e qualquer outro feito de que eles se orgulhem.

Estes símbolos agem como marcas de identificação, um currículo que mostra quem é o portador, onde esteve e pelo que passou em sua jornada.

Da próxima vez que você estiver perto de alguns veteranos, seja em solenidades ou no dia-a-dia, observe os chapéus, jaquetas, coletes e surpreenda-se com o que você pode descobrir, se olhar com atenção, poderá conhecer histórias muito ricas sobre os indivíduos que você está compartilhando seus dias, seja em uma empresa círculo de amizades ou mesmo na sua família.

Na Eagle Patches há uma infinidade de modelos disponíveis desde orientações médicas (tipo sanguíneo ou alergias) até os mais descontraídos como os inspirados em alguns memes da internet, porém os mais importantes são aqueles que você mesmo cria e personaliza.

 

Patches no airsoft e paintball

Muitos patches são criados para distinguir times e jogadores de airsoft/paintball; durante os eventos destes esportes é motivo de orgulho realizar a troca destes itens como uma forma de respeito e confraternização entre os jogadores, por isso, é muito comum ver jogadores orgulhosos de suas coleções, pois cada patch em seu mural lembra de uma história diferente.

Os patches são também uma importante ferramenta para obter um riso ou iniciar uma conversa entre um combate e outro quando uma pausa é bem-vinda, isso se aplica também no dia-a-dia civil ou na estressante rotina das operações de combate real.

 

Deixe um comentário

Captcha